A se confirmar nas urnas o que as pesquisas estão mostrando, as eleições de 2010 serão realmente atípicas. Nelas se elegerão postes. Continue lendo “Da vida das marionetes”
A oposição, pronta para perder
Há poucas dúvidas sobre quem vai ganhar a eleição presidencial. A candidata oficial, segundo todas as pesquisas, está mais de 20 pontos na frente do principal candidato da oposição. Dificilmente perderá. Continue lendo “A oposição, pronta para perder”
Em 40 dias, 27 provas da incompetência do governo Lula
Aqui vão nove notícias publicadas pela imprensa entre os dias 14 e 24 de agosto que mostram a incompetência administrativa e gerencial do governo Lula. Continue lendo “Em 40 dias, 27 provas da incompetência do governo Lula”
Tolerância zero
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre gostou de conferir rótulos para popularizar os seus prediletos. Foi assim com o então ministro da Casa Civil José Dirceu, a quem atribuía a função de técnico insubstituível do time, até rifá-lo na conta dos escândalos dos Correios e do mensalão. Continue lendo “Tolerância zero”
Respeitem o livrinho
Vinte e quatro anos depois do golpe militar e político que nos afundou em uma ditadura, reestabelecido o poder civil, os brasileiros se concentraram na elaboração de uma nova constituição, democrática, para o país. Continue lendo “Respeitem o livrinho”
Brincando de casinha
“Querem infantilizar os brasileiros com essa história de pai e mãe”. Essa foi a frase politicamente mais significativa e importante que a candidata Marina Silva pronunciou em toda a campanha eleitoral. Mais importante que todas as suas quilométricas panacéias sobre sustentabilidade. Continue lendo “Brincando de casinha”
O show do bilhão
Caríssima, não raro maçante, mas considerada por 11 entre 10 analistas como essencial para a decisão do eleitor, a propaganda eleitoral de rádio e TV, que começa na terça-feira e se estende por 45 dias, repetirá a fórmula ultrapassada e mal-engendrada que, há anos, alimenta vícios danosos ao país. Continue lendo “O show do bilhão”
Aqui não tem terremoto – Volume 2
É sempre bom repetir: nunca estivemos tão bem. Vivemos no melhor dos mundos. Estamos melhor que a Finlândia, que a Noruega: chegamos ao paraíso, ao nirvana. Continue lendo “Aqui não tem terremoto – Volume 2”
A emoção sempre vence
A candidata Dilma Roussef disse na entrevista que deu ao Jornal Nacional, na TV Globo, que o PT, quando chegou ao governo, em 2002, teve que enfrentar uma inflação incontrolável. Continue lendo “A emoção sempre vence”
Mais do mesmo
Até o próximo debate, e há pelo menos outros quatro ou cinco planejados, muito ainda vai se falar sobre o primeiro embate televisivo da campanha de 2010. Da estréia meio trôpega, mas sem maiores tropeços de Dilma Rousseff, à confirmação do carisma quase zero do candidato José Serra, pouco ou quase nada deverá ficar na memória do eleitor. Continue lendo “Mais do mesmo”
Abre as asas sobre nós
Deve-se, então, limitar a liberdade do indivíduo para que ele não se torne nocivo aos demais.
(John Stuart Mill, “A liberdade”)
O humorista está proibido de satirizar os políticos; os pais estão proibidos de dar palmadas nos filhos; os torcedores de futebol estão proibidos de brigar a menos de 5 km dos estádios; os políticos de ficha suja estão proibidos de se candidatar a cargos eletivos; as pessoas estão proibidas de fumar em recintos públicos; não se pode beber e dirigir. Continue lendo “Abre as asas sobre nós”
As lágrimas de Lula
O poder é uma droga forte, vicia, causa dependência. Isso é sabido. Portanto, nada mais natural do que a melancolia de um presidente quando o mandato, e ainda por cima de oito anos, se aproxima do fim. Cabe tudo. Reclamações, desconfortos, muxoxos, engasgos e até lágrimas. Continue lendo “As lágrimas de Lula”
Velho candidato
A Itália tem uma tradição de cultuar seus velhos mais importantes, que tiveram uma vida marcante e construíram obras para a posteridade, e costuma reverenciá-los, chamando-os de “grandi vecchi” (grandes velhos). Continue lendo “Velho candidato”
Guantânamo nunca mais
A dignidade humana não é negociável e qualquer afronta a ela deveria causar aversão, repulsa. Em especial quando o agente da agressão é o Estado. E não interessa se o ofensor é a ilha de Fidel, um reino de aiatolás ou o império do tio Sam. Continue lendo “Guantânamo nunca mais”
Um estado racial
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
Ou o artigo 5º da Constituição Federal foi revogado ou o Estatuto da Igualdade Racial é inconstitucional. Não há outra hipótese. Continue lendo “Um estado racial”
