A nova nulidade do prefeito Fernando idem

A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) do governo Fernando Nuliddad Haddad inventou esta semana uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo.

Um eventual leitor teria toda a razão de perguntar: mas por que um texto falando sobre a avenida que fica perto da casa do sujeito? E daí – o que o resto do mundo tem a ver com isso?

Acontece que inventar uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Sumaré é uma pequena, porém absolutamente visível, clara, óbvia, escarrada demonstração da incompetência da administração petista em São Paulo.

***

zzzzzsumaréÉ preciso deixar claro: não sou contra prioridade ao transporte coletivo. De maneira alguma. Bem ao contrário. Não dirijo carro – não sou portador de Carteira Nacional de Habilitação. Uso transporte coletivo.

A questão é que o eixo Paulo VI-Sumaré-Antártica não precisa de faixa exclusiva de ônibus – simplesmente porque o número de linha de ônibus que passa por ele é pequeno demais.

Por uma dessas coincidências de que é feita na vida, na terça-feira agora, dia 19, um dia após a implantação da faixa exclusiva, caminhei pelas Avenidas Paulo VI e Sumaré, desde a esquina com a Capote Valente até a Praça Irmãos Karmann. Um bom trecho. Tive a pachorra de contar: ao longo de 15 minutos de caminhada acelerada, entre 19h30 e 20h, passaram pelas avenidas (elas têm nomes diferentes, mas na prática é uma via só) apenas oito ônibus. Quatro para um lado, quatro para o outro. Nas duas faixas que sobraram para os carros, congestionamento.

***

Não fomos só a Mary e eu que notamos que esse absurdo é um exemplo da incompetência da administração Fernando Nuliddad.

Hoje, quinta, 21, o Estadão publicou editorial sobre o assunto. O título é “Essa conta poderá ser alta”.

Eis aí:

“A pressa e a improvisação continuam marcando as medidas tomadas pela Prefeitura que afetam o transporte coletivo. O que é altamente preocupante, porque um setor de tamanha importância para a vida de milhões de paulistanos não pode ser tratado dessa maneira. Isto ficou mais uma vez evidente na implantação de mais 3,9 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus nas Avenidas Antártica, Sumaré e Paulo VI, na zona oeste.

“A forma atabalhoada com que as coisas foram conduzidas fez com que essa faixa começasse a funcionar segunda-feira sem que a retirada da sinalização da motofaixa existente na Avenida Sumaré – uma providência elementar – tivesse sido concluída. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), isso aconteceu porque “o trabalho de remoção da motofaixa foi prejudicado pela chuva”. Salta aos olhos que o mais fácil e acertado seria, então, adiar a inauguração na faixa. Afinal, sua implantação é muito simples – consiste apenas na mudança de sinalização da via – e, por isso, poderia perfeitamente esperar que a chuva passasse.

“Outra consequência da sofreguidão foi o atraso na criação de bolsões exclusivos para os motociclistas, como contrapartida à eliminação da motofaixa. Eles ficarão nos principais cruzamentos da região. Não é de admirar que, nessas condições, muitos motociclistas tenham continuado a usar a motofaixa. A confusão provocada pela impossibilidade de a CET fazer o trabalho no prazo fixado só não foi maior, no primeiro dia, porque a maioria dos motoristas agiu com surpreendente disciplina. Além da imprudente correria da Prefeitura em implantar mais essa faixa exclusiva, é preciso considerar também se ela é realmente a melhor solução para essas vias, em especial a Avenida Sumaré.

“A verdade é que os motociclistas e os motoristas de carro haviam se adaptado à existência da motofaixa implantada na Sumaré desde 2006. Tanto que o sindicato dos motoboys criticou a eliminação da motofaixa – “estamos trabalhando para aumentar essas faixas” – e reclamou da “falta de respeito da Prefeitura”, que não consultou e sequer informou a entidade sobre sua decisão.

“Nesse caso, os motoboys, que nem sempre primam pela sensatez, têm razão. Afinal, se a motofaixa os prejudicasse, certamente seriam eles os primeiros a contestá-la. Por isso, causa estranheza a posição do diretor de Planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte, segundo o qual a motofaixa sempre foi um projeto-piloto que “não apresentou os resultados esperados”, tendo inclusive aumentado o risco de acidentes. Projeto-piloto que durou sete anos? Quanto ao risco, os motoboys, que seriam as principais vítimas dele, não parecem ver as coisas da mesma maneira que a CET.

“A ânsia incontrolável de mostrar serviço a qualquer custo, de olho na eleição para o governo do Estado em 2014 – um dos grandes objetivos do PT, no qual o prefeito Fernando Haddad está abertamente empenhado -, vem guiando as suas ações muito mais do que os reais interesses da população. Só isso explica o estardalhaço feito em torno das faixas exclusivas de ônibus.

“Num primeiro momento, elas podem causar boa impressão a grande parte dos usuários de ônibus. Mas como, além de estarem sendo implantadas a toque de caixa, tudo indica que não se baseiam em sólidos estudos técnicos – se eles existem, por que não são divulgados? -, logo a população poderá se dar conta de que existe aí mais fogo de artifício do que ganhos verdadeiros.

“A improvisação é evidente também na reorganização das linhas de ônibus, uma medida importante que por isso está sendo prejudicada. O que é lamentável porque essa reorganização, se bem feita, é fundamental para a melhoria do serviço. Nesse caso os usuários, cujos interesses não estão sendo levados na devida conta, já manifestam claramente seu descontentamento.

“Os paulistanos poderão pagar um alto preço pela forma pouco séria com que a Prefeitura vem tratando o transporte coletivo.”

21/11/2013

2 Comentários para “A nova nulidade do prefeito Fernando idem”

  1. Não sou um eventual leitor, entendo bem e compreendo intenção do texto.
    Tudo no mundo é culpa do PT.Procura-se o inimigo por toda a parte, até em gostosas caminhadas na bela e aprazível avenida Sumaré.
    Pena que o bom texto tenha descambado para uma compilação do PIG.

  2. Sérgio, parabéns pelo texto!

    O prefeito poste inovou realmente, criou as faixas de ônibus fantasmas!

    Tá tentanto resolver o difícil e complexo problema do transporte paulistano com latas de tinta. Realmente é estampar a incompetência deste partido.

    Até agora, o prefeito simplesmente ainda não conseguiu acertar em nada. Não fez absolutamente nada que preste (o que já era esperado por qualquer um que tenha visto o “sucesso” do enem na sua gestão. Como um sujeito que não consegue aplicar uma prova poderia ser um bom prefeito?!?).

    Nem tudo de ruim que acontece no Brasil é culpa do PT, mas tudo de ruim que acontece por ação direta de um governo petista é, obviamente, culpa do partido.

    Abraço!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *