Para fechar a silly season, e ao fim de dois anos de aturado labor intelectual, autorizo-me uma lista fútil. São episódios que, de certos filmes, teriam feito filmes diferentes. Outros, bem mereciam ter dado um filme.
1. Acreditem, a primeira escolha para a velha actriz que protagoniza Sunset Boulevard foi Mae West. Escolheu-a George Cukor, que, por não as querer levar para a cama, em mulheres nunca se enganava.
2. Ainda em Sunset, Montgomery Clift devia ter sido o escritor, o morto, o gigolô – nunca a ordem dos factores foi tão indiferente. Monty não quis que fosse a sua estreia no cinema. Tivera um affaire com uma senhora mais velha e de boas rendas. Temeu que a coincidência e o rumor lhe envenenassem a carreira.
3. O famoso aviador Charles Lindbergh era um estafado pró-nazi. Para receber um prémio, levou um dia o seu amigo Billy Wilder num aviãozeco. Lá no ar, vira-se Wilder para ele: “E se caíssemos agora? Já viste as manchetes amanhã – Lindbergh despenha-se com o seu amigo judeu.”
4. Gostava de ter visto Cary Grant ao lado de Greta Garbo, a empedernida comunista de Ninotchka. Era o que Lubitsch mais queria e os produtores não deixaram. A história ideológica do século XX seria outra: Garbo e a cara de pau do comunismo teriam sorrido mais cedo.
5. Assustado com as campanhas anti violência contra The Mummy, Christopher Lee, que era no filme essa “múmia”, veio proclamar inocência: “No The Mummy, só mato três pessoas. E não o faço de forma macabra. Limito-me a partir-lhes o pescoço.”
6. O que mata um homem é o ócio. Lubitsch trabalhava 6 dias por semana, 16 horas por dia. Filmava That Lady in Ermine. Meteu-se na cama, fez o que tinha a fazer e morreu de ataque cardíaco. É verdade que, em arminho ou não, ao lado dele, entre lençóis, estava, vivíssima, uma lady, que o seu motorista retirou discretamente. O ócio mata um homem e lady que é lady fica incógnita para a eternidade.
7. Jack Lemmon era um prodigioso actor. As mãos e a cara dele faziam tudo e bem. Mas era incapaz de levar uma cena de amor até ao fim. Atacava os preliminares e quando a boca se chegava aos beijos, desatava-se a rir. Todavia foi ele a primeira escolha de Wilder para The SevenYear Itch com Marilyn. A Fox, malvada raposa, não deixou.
8. Para a antestreia das quatro horas de Exodus, o épico sobre o nascimento de Israel, Otto Preminger, o realizador, pediu a um actor judeu, Mort Sahl, que fosse o convidado de honra. Decorridas três horas de projecção, Mort saltou da cadeira, pôs-se de joelhos e implorou: “Otto, let my people go.”
Este artigo foi originalmente publicado no semanário português O Expresso.
Manuel S. Fonseca escreve de acordo com a antiga ortografia