A Minha É Vaquinha, tá?

Quem se destacou  nas paradas de sucesso das redes sociais nesta semana foi o deputado federal (Avante-MG) André Janones.

Um áudio gravado durante uma reunião em 2019 veio à tona agora pelas mãos  de dois de seus ex-assessores, Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira, e deixou o deputado atolado na lama até o pescoço. Nas gravações, Janones diz: “tem umas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou (sic) da minha campanha de prefeito”.

Isso de assessor devolver parte do salário para o político tem um nome: “rachadinha”. Mas, em sua defesa, André Janones disse que era apenas uma “vaquinha” entre amigos pra ajudá-lo a pagar, segundo ele, uma dívida de R$ 675 mil contraída na campanha.

André Luís Gaspar Janones é advogado, político e influenciador digital. Função essa que exerceu com afinco durante a campanha de Lula para presidente, usando até fake news e métodos duvidosos, como ele próprio sugere em seu livro, Para atacar quem? Justamente o concorrente conhecido como um grande fabricador de fake news e praticante de métodos duvidosos, Jair Bolsonaro.

Pelo seus histórico, é sabido que Janones não é flor que se cheire. Então descobrir agora que é ou foi um praticante de rachadinha não chega a surpreender.

O que surpreende é a oposição pedindo sua cabeça. Mais precisamente o PL, partido que abriga o inelegível ex-presidente da República, praticante emérito das rachadinhas, pai dos dois grandes “rachadores” Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. Com assinatura de Valdemar da Costa Neto, o PL protocolou e enviou  à mesa diretora da Câmara o pedido de cassação do mandato do deputado André Janones, no último dia 28.

Essas coisas que acontecem no meio político, sinceramente, me fazem vomitar.

Eu, ou qualquer cidadão (ia dizem do bem, mas isso já virou marca registrada de muitos bandidos que se escondem atrás desse bordão) honesto, cônscio de seus deveres, pagador de impostos), poderia pedir a cassação de um corrupto. Mas corrupto pedir cassação de corrupto causa mal-estar.

Cadê pedido de cassação da bolsonarada rachadista?

Do jeito que age a direita, logo algum integrante vai propor patentear a palavra “rachadinha” para uso exclusivo de correligionários, com cláusula que prevê punição severa para opositores.

E falando em exclusividade, tem governador por aí que não quer ouvir falar o santo nome do seu Estado em vão.

Nesta última quarta-feira (29/11), Wilson Lima, governador do Amazonas, disse que vai propor “parceria” a Jeff Bezos, dono da empresa americana Amazon. (Deixe aqui a sua risada): “A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber”.

Gente do céu! Que vergonha do Varte!

Já pensou se a moda pega? Se a estapafurdice desse senhor se espalhar, muitos estabelecimentos comerciais vão ter de começar a pagar  royalties pra cidades, estados e países do mundo inteiro: Motel Bariloche, Café Paris, Casas Bahia, Drogaria São Paulo… E por aí vai.

Jesus Cristo! Epa, esse aí nunca foi registrado, mas o que tem de gente ganhando royalties por ele…

Esta crônica foi originalmente publicada em O Boletim, em 1º/12/2023. 

 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *