Mais trevas

No ano de 1970, eu ainda morava em Paris, fugindo da ditadura no Brasil, quando conheci Elia Kazan, um dos maiores diretores do cinema americano no século XX. Uma noite, na casa do jornalista Michel Ciment (biógrafo de Kazan), o cineasta nos anunciou que havia sido convidado, por uma universidade de São Paulo, a passar uns dias na cidade exibindo seus filmes e dando palestras para os estudantes.

Em solidariedade às vítimas da ditadura brasileira e em sinal de repúdio ao regime vigente no país, Kazan informou que estava pensando em recusar o convite e queria ouvir nossa opinião.

De todos os presentes, o único a insistir em que ele devia aceitar o convite era eu, o brasileiro perseguido em seu país. Argumentei que, não indo ao encontro dos universitários paulistas, Kazan estaria punindo as próprias vítimas do regime autoritário ou os que não tinham nada a ver com isso, rapazes e moças que queriam apenas saber mais, ouvir um mestre do ofício cinematográfico, conhecer suas ideias. Recusando o convite, Kazan estaria reforçando o regime de trevas culturais imposto no Brasil.

zzzzcacá1Caetano Veloso e Gilberto Gil se encontram agora em situação parecida com a de Kazan na época. Com um concerto programado para Tel Aviv, os dois vêm sofrendo pressões para que cancelem o show em Israel, em sinal de repúdio à política oficial do governo do país em relação aos palestinos. Mas o que é que os palestinos perderiam com o concerto e o que ganharia com ele o governo de Benjamin Netanyahu? O concerto só pode interessar ao público israelense que, indo ao teatro, deseja apenas conhecer melhor a arte dos dois brasileiros. O que isso tem a ver com a guerra?

Quando se quer fazer a paz, não importa saber quem começou a guerra, sobretudo quando os dois lados erraram e ainda erram tanto. Não vou deixar de falar com um muçulmano por causa das atrocidades e dos horrores cometidos pelo Estado Islâmico e pelo Boko Haram. Assim como não é justo que uma parte da população israelense, como qualquer outra de qualquer outro país do mundo, seja impedida de viver uma experiência de grandeza e nobreza artísticas, simplesmente porque grupos políticos em litígio não o desejam. Não se combatem as trevas com mais trevas.

O líder da pressão contra a ida dos dois a Tel Aviv é Roger Waters, ex-Pink Floyd. Ele fala em nome de uma certa BDS (Boicote, Desinvestimento, Sanções), organização internacional dedicada a punir o Estado de Israel em nome da causa palestina. Segundo eles, a construção por Israel de um muro na Cisjordânia ocupada, por exemplo, entra em conflito com o direito internacional. Assim como os constantes bombardeios a Gaza, atingindo escolas e residências, são gestos desumanos. Os palestinos, enfim, têm o direito de criar seu próprio Estado e, a partir daí, o dever de conviver pacificamente com seus vizinhos de qualquer etnia.

zzkazanMahmoud Nawajaa, coordenador-geral do BDS, escreveu na “Folha de S.Paulo” que “o movimento não promove o boicote a indivíduos, mas a instituições conectadas com as políticas ilegais de Israel”. Mas, que eu saiba, Caetano e Gil não são partidos políticos, instituições civis ou Estados nacionais, responsáveis direta ou indiretamente pelo que ocorre de mau com os palestinos. Não é possível que seja, de algum modo, imoral cantar canções generosas para os cidadãos de Tel Aviv que as quiserem ouvir, seres humanos em busca de eventual e indispensável transcendência. Caetano respondeu a Roger Waters como era devido, afirmando que, embora se opusesse à direita arrogante do governo de Israel, “nunca cancelaria um show para dizer que sou basicamente contra um país”. Há anos que não uso a expressão, mas ela é aqui inevitável: o que Roger Waters e seus parceiros promovem é uma versão da velha patrulha ideológica.

Caetano Veloso tornou-se, no tempo, uma espécie de inventor renascentista, um criador de novos formatos artísticos quase sempre ligados a uma ideia universal de humanismo. Duvido que não seja solidário à luta pela criação de um Estado palestino, necessário à paz no Oriente Médio e à justiça para com um povo que luta por ela. A direita israelense, ora no poder, é inimiga desse ideal de justiça. Mas a unanimidade dos cidadãos de Israel não pode ser responsabilizada e punida pelos erros de seus eventuais governantes.

Antes que eu me esqueça. Em 1970, Kazan acabou não indo mesmo a São Paulo mostrar seus filmes e fazer palestras. Anos depois, em Nova York, ele se lembrou do episódio e me disse que tinha se arrependido, que eu tinha toda razão.

Este artigo do cineasta Carlos Diegues foi escrito para o jornal O Globo, e publicado na edição de domingo, 5/7/2015. O portal do Globo adverte:  “Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.”

Não tive autorização nem do Globo, nem do autor – mas tenho a certeza de que  Cacá Diegues não se importaria de saber que um fã dele reproduziu o texto em seu blog, por concordar com ele, e achar que ele é definitivo sobre o tema. 

A foto de Cacá com Caetano é do Jornal Central do Brasil DF. A foto de Elia Kazan, não consigo achar a autoria dela. 

Um comentário para “Mais trevas”

  1. A reprodução do bom texto além de politicamente correta e contrária a patrulha ideológica, traz posicionamentos corretos de artistas como KAZAN,GIL,CAETANO e CACÁ.
    A coragem de 50anos, de a revelia do jornal monopolista, golpista e reacionário, possibilita àqueles leitores do site o contato com ideias universais de humanismo.
    Boa a garimpada do pauteiro!

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