O peito de peru na chapa ganhou os ares! Ainda deve haver padarias de bairro em que o freguês, com dinheiro curto, achega-se ao balcão e pede o sanduíche. O balconista repete a ordem ao chapeiro, vibrante: “Sai um peito de peru na chapa”.
Semana passada, um animado grupo de senhoras guarulhenses (entre elas H. Sanches), viajou para quatro dias no litoral da Bahia. A empresa aérea chamava-se OceanAir, hoje Avianca.
O vôo de volta, Salvador-São Paulo, decorre sem problemas. No somenos, vem a voz do comandante pelos alto-falantes. Será servido um lanche. A comissária cumpre o prometido. As “meninas”, como as chamamos, pegam, examinam, e se surpreendem. Pão com mortadela quente.
Sim, a réplica da mortadela na chapa pedida nas padarias. Por gozação, chamada de peito de peru. O prato bem feito, com acompanhamento, sobremesa e cafezinho, perdeu-se na memória dos vôos de outros tempos.
Se continuar assim, sugiro outro hit de padaria, o pão com manteiga na chapa. Acompanhado do pingado, sem dúvida. Gente simples não sabe, mas está comendo como turista.
Novembro de 2014
Pão com mortadela,ovo ou manteiga, tudo virou hit Valdir.
Pão com mortadela é bem melhor do que o lanchinho da Tam, composto de duas bolachas de água e sal, um polenguinho e um bolinho. Todo vôo Brasília-Maceió é a mesma coisa. Já sou tão veterano nesse cardápio que aprendi a fazer um sanduiche do polenguinho com as duas bolachas. Mas a grande atração dessa iguaria é mesmo evitar aquela sensação de prejuízo, ao recusar algo embutido no preço da passagem. Como reclamando, mas como.