O bêbado moderado

Ele foi ao bar beber com moderação. Com moderação, tomou a primeira, a segunda, a terceira. Moderadamente, pediu a quarta, a quinta, a sexta. Cada vez mais moderado, encheu a cara.

Sim, existe o bêbado moderado. Quando mais bebe, mais moderado fica. Aos poucos, enquanto os outros se exaltam, ele perde a estridência, busca o acordo, tenta apaziguar os ânimos. Com sucessivos e moderados goles, ele fala para dentro, quase ninguém entende, mas está sempre batendo nas costas do interlocutor, pedindo calma e bom senso.

O bebedor moderado já é um alcoólatra moderado há uma mais de duas décadas. Bebe moderadamente como poucos. Sua predisposição ao diálogo, no entanto, nunca é abalada pelo álcool. Pelo contrário. Ele está ali para evitar conflitos, mediar desentendimentos, sugerir saídas. Diante de posições exaltadas, tenta encontrar uma terceira via, um ponto em comum, uma solução satisfatória e, obviamente, moderada.

Suas intervenções mais comuns: “não foi assim tão grave”, “ela não quis dizer isso”, “vamos parar com essa história”, “foi sem querer”, “essas coisas acontecem” e, mais importante, nunca se cansa de pedir moderação aos amigos que, segundo sua visão turvada, estão bebendo sem método. A lógica é simples: bebida é uma coisa; moderação é outra. As duas podem se encontrar exemplarmente quando se fica embriagado. Nessas horas, ele não para. Continua a beber de forma ainda mais moderada, entre a ponderação e a aquiescência.

Só para ele, o conselho dos rótulos – “beba com moderação” – parece ter algum sentido e nenhuma hipocrisia.

Nota

Este texto foi originalmente publicado no blog lulafalcao.com.br.

Morrendo de inveja do Lula Falcão por ele ter escrito esse texto, e não eu, pedi sua autorização para republicar aqui. 

Entre os muitos motivos que tenho para admirar o Lula Falcão há três principais. Três qualidades que ele tem e eu não. Primeiro: os textos dele são brilhantes. Segundo: os textos dele são curtos. Terceiro: ele é um moderado no trato com as pessoas. 

Sérgio Vaz, outubro de 2012

 

 

Um comentário para “O bêbado moderado”

  1. Ao ler esse texto delicioso, lembrei-me do nosso ex-presidente, que bebia moderadamente, dialogava moderasdamente,liderava com moderação presidia igualmente com moderação… mas que mentia PRA CACETE!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *