Eles não nos deixam apenas grandes calamidades (3)

Como designer de produto, não consigo enxergar nem de longe os benefícios da nova tomada brasileira.

Muito ao contrário, eu acho um absurdo que a ABNT e o Inmetro tenham aprovado uma medida tão desnecessária e tão passível de divergências técnicas como esta.

Por questão de segurança em relação a choques, bastaria normatizar um pequeno prologamento plástico em cada um dos pinos existentes, do tamanho da largura de 1/2 dedo médio, que resolveria a questão.

Antes de mais nada, reitero a inutilidade de qualquer posicionamento contrário a esta norma, visto que ela já foi aprovada e conseqüentemente teve que ser seguida pelos fabricantes brasileiros.

Mas, na verdade, foi um absurdo. 

Primeiramente, porque uma norma que atinge um universo tão complexo quanto este deveria ser pelo menos mais discutida, e principalmente deveria ter sido levado em conta o fator globalização.

Não é à toa que esta nova tomada é apelidada de jabuticaba, pois só existe no Brasil. Nem no Brazil ela funciona, pois, para exportarmos nossos produtos, ainda teremos que utilizar as tomadas padrão NEMA 5-15P e JIS 8303, que são utilizados nos Estados Unidos, e, conseqüentemente, já possuem fabricantes de adaptadores em todo o mundo. Duas linhas de montagem, mais custos, etc.

Os fabricantes já visualizaram um gasto entre R$ 500 milhões a R$ 1 bilhão para esta adequação.

Hoje, na Europa (que utiliza o AS3112 ou o IEC320), em todos os supermercados e lojas de material elétrico é possível encontrar adaptadores que suportam as tomadas mais comumente utilizadas no mundo.

Agora, eu sou brasileiro, comprei um mini ferro de passar roupas, um secador de cabelo e um novo laptop, tudo bonitinho, com as tomadas jabuticabas, blz. Viajo para os EUA e não posso utilizar meus produtos lá pois não existem adaptadores!!!!! Que vou fazer? Aliás, nem no Brasil existem estes adaptadores, porque eles foram proibidos! Que beleza!!!!

Claro que a indústria paralela vai começar a fabricar adaptadores para se plugar a tomada brasileira nos pinos de outros países, mas se você não tiver um destes com você, lá fora não vai existir nenhuma empresa lá que fabrique estes adaptadores apenas para suprir o mercado de pobres mortais brasileiros em trânsito.

E o que a ABNT e o Inmetro irão fazer? Permitir a confecção destes pinos adaptadores para venda apenas para os viajantes? Se a justificativa foi de segurança, damos então um FODA-SE para aqueles que teimam em viajar para o exterior? Vocês, se quiserem, que levem choques lá na PQP????

Será que teremos que apresentar nosso passaporte e o comprovante de viagem para adquirir esses adaptadores (que, claro, vão custar o olho da cara) nos aeroportos????

É um absurdo…

Como consumidores, estamos começando a encarar o problema de forma mais acentuada agora, pois todos os eletrônicos já estão sendo vendidos com as novos pinos, mas as nossa tomadas em casa ainda são das antigas. Beleza. Vamos mudar as tomadas das casas para as tomadas novas! (Quem não comprou um kit de primeiros socorros para seu carro em 2002 não precisa, tá?)

E quando aquele seu amigo europeu chegar aqui no Brasil, ele vai ficar sem poder ligar o laptop, e você vai falar prá ele que não existe adaptadores no mercado pois eles são proibidos!!!! É risível mesmo!

Claro que o que mais vai acontecer é o consumidor desesperado se ver com a única opção de cortar os fios de seu aparelho, fazer aquela “rosquinha” na ponta e enfiar tudo na nova ou na velha tomada! Muito seguro mesmo!!!

Gostaria que fosse feito um estudo com os Corpo de Bombeiros e hospitais para ver se os incêndios ou acidentes elétricos diminuíram ou aumentaram de janeiro de 2010 a janeiro de 2011. Isso seria legal de ver.

Talvez assim fosse possível dar um choque de gestão no Inmetro e sua estúpida equipe de engenheiros.

2 Comentários para “Eles não nos deixam apenas grandes calamidades (3)”

  1. Concordo em gênero, número e grau. E adianto que já passei aperto, pois comprei um microondas novo que veio com a nova tomada. Minha casa tem tomadas de ótima qualidade e são até aterradas, o que significa que tão cedo não vou contratar um eletricista para trocar as mais de 30 tomadas que tenho em casa.
    A salvação é sou filha do seu Jamil – comprei uma parte fêmea nova, um macho modelo antigo e fiz uma extensão de 20cm para ligar o microondas na tomada atrás dele.
    Beijos, Milcia.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *