Exatamente. Todos os 3 milhões de habitantes de Brasília, a terceira maior cidade do Brasil. Para quem não sabe, Brasília é maior do que Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Curitiba.
Todos os deputados e senadores, ministros, assessores, apesar de terem sotaques paulista, carioca, mineiro, goiano, sulista, nordestino ou nortista, são originários de Brasília: brotam aqui por geração espontânea, durante as chuvas, nos gramados da Esplanada dos Ministérios.
Portanto, a reponsabilidade pela eleição deles é exclusivamente da cidade de Brasília. Nenhum dos 26 estados deve se sentir culpado pelas atitudes desses políticos, todos nascidos e criados na Capital Federal.
Todos sabem também que corrupção no Brasil se deve apenas à existência de Brasília. Não havia corrupção antes de a cidade ser criada. E não há corrupção em nenhum dos estados brasileiros. Eles só produzem políticos exemplares.
Para resolver o problema, sugiro a volta da capital para a cidade onde nasci, o Rio de Janeiro.
Claro, como morador do Rio de Janeiro, o autor da pergunta sabe muito bem que a má administração do País é uma questão puramente geográfica. Basta impedir que o ponto de reunião dos nossos queridos políticos continue sendo em Brasília.
Reunindo-se no Rio de Janeiro, famoso pela honestidade e competência de seus incorruptíveis governadores, senadores, deputados e milicianos, os mesmíssimos políticos, que aprenderam a praticar corrupção em Brasília, se tornariam imediatamente cidadãos honestos e competentes.
Caso o Comando Vermelho ou alguma milícia não autorizem a mudança da capital para o Rio, podemos tentar várias outras cidades do Brasil, onde não haja casos de corrupção no governo do estado, nas prefeituras, nem nas Assembléias Legislativas.
Meu psicometeorologista garante que a mera mudança de clima e do ar respirado pelos políticos fará o milagre de transforma-los de água para vinho, já que o verdadeiro mal – as coordenadas geográficas de Brasília – seria cortado pela raiz.
Este texto foi publicado em outubro de 2024 no site internacional Quora, que aceita todo tipo de pergunta, das mais interessantes às mais cretinas – e responde a todas.
Perfeito!
Adorei! E já estou repassando, apenas para brasilienses genuínos.