Merecidamente, diga-se. Ninguém pode escapar ileso de uma tentativa de golpe de Estado. Ditadura aqui nunca mais, entenderam golpistas de meia tigela?
Esse resultado, porém, já era esperado e os ministros fizeram questão de deixar claro que a democracia não pode ser derrubada com um cabo e um soldado, embora muita gente ainda concorde com isso.
E quem não teve nenhuma vergonha de mostrar que tá se lixando para o Estado Democrático de Direito foi o Fux, que não viu nada demais nas provas que ele não considera provas. “O simples planejamento de ações por um grupo não caracteriza organização criminosa. Além disso, os réus não poderiam ser responsabilizados pela organização armada, já que não houve o uso de armas”. Simples assim!
Só que falar de Luiz Fux é chutar cachorro morto, é gastar vela com defunto ruim. Todo mundo já falou um monte, ele já virou meme e agora é motivo de chacota nacional. O site O Sensacionalista publicou: “Fux tem medo da Lei Magnitsk o impedir de importar perucas”.
Esculachado? Sim, claro! Mas fez por merecer.
Quem ouviu suas balelas durante 12 horas ficou estarrecido com o malabarismo que precisou fazer para condenar um ajudante de ordens e inocentar logo o que dá as ordens. Ficou tão ridículo que daria até um bom roteiro para uma comédia dramática.
Um roteirista poderia usar o Mauro Cid como personagem central do seu filme, dialogando com seu chefe, num dia qualquer antes das eleições que prenunciavam a vitória do candidato adversário e que, portanto, poria fim ao governo do qual ele fazia parte:
- Bom dia, chefe! Com todo o respeito e com todo o amor que sinto pelo senhor, tomei a iniciativa de mexer uns pauzinhos para que tudo fique como está. Estou aqui para garantir que o senhor fique tranquilo quanto ao seu cargo, porque não há nada a temer.
- Como não há, poha! As pesquisas mostram que o barbudo vai ganhar as eleições, cacete!
- Não posso falar nada porque combinei com o Braga, o Torres e mais uma turminha do bem aí que vamos garantir sua permanência no poder. Mas é surpresa o que estamos providenciando. Não queremos que o senhor se envolva em falcatruas porque sabemos que não é do seu feitio.
- Talquei. Então vou deixar tudo por conta de vocês e vou viajar para Miami. Lá vou curtir a vida, passear na Disney, fazer churrasco em casa. Ah, por falar nisso, tem aí alguma faca boa aí pra eu levar?
- Sinto muito, senhor, só temos um punhal verde-amarelo, mas ele está destinado para outros fins.
- Talquei, depois vocês me contam, então, como foi tudo. Mas se não der certo o que vocês estão planejando, fiquem espertos porque aquele careca do Supremo vai atrás de vocês.
- Fica tranquilo chefe, a ideia foi minha e eu assumo as consequências.
O pobre infeliz, no entanto, não obteve o êxito esperado e agora vai ter de cumprir pena por ter planejado um golpe de Estado. O que não contava é que nem todos os juízes são fuxs. Mesmo sem saber de nada sobre uma trama golpista seu chefe também foi condenado à prisão.
Fim!
Esta crônica foi originalmente publicada em O Boletim, em 12/9/2025.

