Vencedor do prêmio Jabuti de 2021, o mais importante da literatura brasileira, e traduzido em 16 idiomas, o livro O Avesso da Pele, de Jefferson Tenório, é a mais recente vítima da onda distópica que varre o mundo e se instalou no Brasil. Tudo começou quando viralizou nas redes sociais o vídeo de uma diretora de uma escola de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, acusando o livro de conter palavras de “baixo calão”, atentatórias à moral e aos bons costumes.
Em tempos de conservadorismo extremado, imediatamente os governadores do Paraná, de Goiás e do Mato Grosso do Sul recolheram o livro das escolas de suas redes públicas.
Há aqui uma explicação para a presteza dos governadores em atender ao clamor moralista e furibundo vindo das redes sociais. Desde que Jair Bolsonaro foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, há uma corrida em seu campo para ver quem herdará seu espólio em 2026. Em busca do troféu de quem é mais retrógrado, governadores incorporaram o espírito de Dona Solange, aquela da censura dos tempos da ditadura militar.
A histeria dos defensores da tríade Deus-Pátria-Família não se justifica. A obra de Jefferson Tenório, além do seu reconhecido valor literário, aborda temas que dizem de perto à realidade dos alunos das escolas públicas, como o racismo e a violência policial. Muitos desses jovens convivem diuturnamente com essas duas chagas. Por isso mesmo, o livro foi incluído no Plano Nacional dos Livros Didáticos- PNLD.
Aqui cabem algumas explicações sobre a questão estritamente pedagógica. No PNLD as escolas têm a liberdade de escolher, entre 530 livros, quais obras vão adotar por estarem mais próximas da realidade de seus alunos e do seu planejamento educacional. Não há direcionamento ideológico ou político no Plano Nacional dos Livros Didáticos. Para ser incluído no plano um livro tem de ser avaliado e aprovado por uma banca de educadores, especialistas e mestres em literatura e língua portuguesa.
É inconcebível outros tipos de filtros pautados no cerceamento da liberdade de cátedra, da liberdade de expressão, sem os quais é impossível ofertar uma educação de qualidade. A filósofa Djamila Ribeiro adverte, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, para a importância de os jovens refletirem criticamente sobre o racismo e a violência. Segundo ela, “educadoras e educadores devem estar atentos para não incorrerem numa tentativa de blindagem de jovens à reflexão crítica sobre as dinâmicas sociais raciais na sociedade”.
Não se concebe, em um mundo em intensa transformação, uma educação em que alunos e professores não sejam protagonistas da educação. Só assim nossos jovens estarão preparados para discernir o certo do errado e entender o mundo para além dos muros da escola. A censura, ditada por viés ideológico, impede a formação de cidadãos conscientes. Eles não estarão protegidos se ficarem confinados em uma redoma de vidro moralista.
Para além do debate educacional, estamos diante de uma distopia cabocla, na qual a realidade imita a ficção. Em pleno século XXI parece que vivemos na sociedade distópica do livro Fahrenheit 451, na qual livros são queimados pelo governo, com o objetivo de controlar o pensamento e a opinião pública.
As piras contemporâneas nas quais ardem livros proibidos já não são as mesmas utilizadas pelo bombeiro Guy Montag, protagonista do Fahrenheit 451. Hoje elas se espalham pelas redes sociais, impulsionadas pela polarização e por ondas de fundamentalismo religioso, xenofobia, racismo e discriminação de gênero.
Fahrenheit continua entre nós.
Em novembro de 2023, a Secretaria de Educação de Santa Catarina ordenou a retirada de nove obras, entre as quais It, a Coisa, de Stephen King, e Laranja Mecânica, de Anthony Burgess. No ano passado, a Universidade Rio Verde, de Goiás, retirou de sua lista de obras literárias recomendadas o livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios por pressão do deputado Gustavo Gayer, do Partido Liberal.
Não são casos isolados. Uma professora foi afastada de uma turma no colégio Vitória Régia, em Salvador, por ter indicado Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Motivo do afastamento: a pressão de pais incomodados com o tema do livro, a violência contra mulheres negras.
A Secretaria da Educação de Rondônia chegou a censurar, por “conteúdos inadequados”, livros de Machado de Assis, Carlos Heitor Cony, Euclides da Cunha, Franz Kafka e Edgar Allan Poe. Já no tradicional colégio Santo Agostinho, do Rio de Janeiro, alunos protestaram, em 2018, contra a censura de Meninos sem Pátria, livro sobre uma família de exilados nos tempos da ditadura.
A nova onda de caça às bruxas nos remete a páginas nebulosas da história da humanidade. A destruição de obras literárias é tão antiga quanto o próprio livro. A rigor, antecede à grande invenção de Gutemberg, a imprensa, que democratizou o acesso ao conhecimento, à cultura e, em especial, à literatura. Tabletas de argila, papiros e pergaminhos foram destruídos ao longo dos séculos, por guerras ou por questões de natureza moral, política, ideológica ou religiosa.
Não podemos esquecer de Savonarola, dos tempos da inquisição. Ele entendia o Renascimento como símbolo da frouxidão moral e da degenerescência. Para livrar Florença de seus males, patrocinou em 7 de fevereiro de 1497 a mais trágica de suas “fogueiras da vaidade”, queimando livros e obras de artes que, segundo ele, incitavam o pecado da verdade.
Os Savonarolas contemporâneos devem estar surpreendidos com a onda de solidariedade a Jefferson Tenório e com o repúdio à censura. Intelectuais e educadores assinaram um manifesto de protesto, entidades da sociedade civil, como a Câmara Brasileira de Livros, também se manifestaram firmemente em defesa da liberdade de expressão.
A Companhia das Letras, editora do livro, se posicionou de forma clara e contundente: “a retirada de exemplares de um livro, baseada em uma interpretação distorcida e descontextualizada de trechos isolados, é um ato que viola os princípios fundamentais da educação e da democracia, empobrece o debate cultural e mina a capacidade dos estudantes de desenvolverem pensamento crítico e reflexivo”.
Se o objetivo da distopia cabocla era condenar ao anonimato a obra de Jefferson Tenório, não conseguiu o seu intento. O vídeo da diretora de Santa Cruz do Sul e a censura dos três governadores turbinaram a venda de O Avesso da Pele, que cresceu 400%, sendo o livro mais vendido desde a sexta-feira 1 de março.
Felizmente ainda estão vivos os valores do iluminismo, como a tolerância, o direito ao dissenso, o respeito ao contraditório e a liberdade de expressão.
Este artigo foi originalmente publicado no Blog do Noblat, em 9/3/2024.