Peixe Fora D’Água!

Assim que recebeu o convite, Jair Bolsonaro confirmou sua presença no funeral da Rainha Elizabeth II que deverá acontecer na próxima segunda-feira,  dia 19.

Como ainda não temos a lista de gafes que o presidente certamente irá cometer, tendo como base as já cometidas em outros eventos internacionais, vamos imaginar como seria seu comportamento diante de tantas autoridades presentes, de acordo com seu “currículo” postural.

A começar pela sua ida à Embaixada do Reino Unido, em Brasília, ocorrida no última dia 13: Acompanhado de sua esposa ajudadora, assinou o livro de condolências e deixou uma dedicatória expressando sua “profunda admiração pela mulher de grande personalidade” que vai deixar um “legado de liderança e ESTABELIDADE para o mundo”.

Considerando que ele já cometeu gafes muito maiores, até que um mero erro de português poderia passar batido, mas sua ignorância dá uma pequena ideia do que poderia acontecer durante o funeral.

Em lá chegando, supostamente iria se dirigir direto ao filho da falecida e herdeiro do trono.

  • Meus pêsames aí, Ray Charles, pela perda da sua mãe, mas é a vida, né? Afinal ela já tava velhinha, teve Covid há pouco tempo mesmo tendo tomado a vacina. Eu falei que a vacina não serve pra nada, por isso nem comprei logo que começou a pandemia, mas daí aquele tight pants – viu como aprendi a falar calça apertada em inglês? – do Doria lançou um imunizante e eu tive de comprar, né? Mas eu não vim aqui pra falar sobre isso. Vim porque tô em campanha eleitoral e preciso aparecer na mídia de um jeito mais elegante do que tenho aparecido. Só publicam eu falando merda, dizendo de não gosto de mulher, o que é mentira. O que seria de nós sem uma mulher pra fazer nossa comida, lavar a louça e as nossas cuecas? Você se imagina vivendo sem sua Camila preparando seus drinques? Falando nisso, o pessoal lá das redes sociais do Brasil tá comentando muito sobre o inchaço das suas mãos. O que tá acontecendo, Ray? Tá tomando muito whisky nacional? Haha! Tô brincando. Sei que “uiscotche” daqui não é batizado que nem o nosso. Agora você me dá licença que vou falar com seus filhos. Os oficiais, claro! O outro aí, o tal Simon que tá falando que você é pai dele, nem deve estar por aqui. Bom, tô indo. Boa sorte aí no seu primeiro emprego!
  • Oi, William! Ai eme o presidente of Brasil, Jair e essa é minha helper (ajudadora) Michelle. Apesar de não ser coveiro fiz cuestão de vir aqui pro enterro da sua vó. A Kate tá boa? E as crianças? Vocês têm um monte, né? Nem gravei os nomes delas. Também vocês puseram uns baitas nomes compridos nelas. Haha. Tô indo. Meus sentimentos aí, talquei?
  • Tudo bem, Harry? Eu achei que nem ia te encontrar aqui porque a coisa ficou feia entre vocês quando resolveu se casar com aquela atriz, a Mega, é esse o nome dela, né? Tô sabendo que seu pai obrigou você e seu irmão a conversarem junto com suas mulheres pra não pegar mal no enterro. A gente entende essas brigas. Acontecem nas melhores famílias. Eu que tenho uma família grande sei como são essas rachadinhas (risos) entre os parentes. Mas assim mesmo, meus pêsames aí, e lembre-se: Famíly acima de tudo e God acima de todos.

Claro que tudo isso é ficção, assim como a piada que soltaram quando Lula foi visitar a Rainha.

Reza a lenda que durante o passeio deles de carruagem, o cavalo teria soltado um estrondoso pum e a rainha constrangida teria se desculpado com o presidente. E ele, de imediato, teria respondido: Não se preocupe! Achei até que tinha sido o cavalo.

A piada que, se non è vera è bene trovata, e as conversas fantasiosas acima servem para lembrar que estamos falando dos dois candidatos que estão disputando a Presidência da República Federativa do Brasil e que viraram memes por não se destacarem exatamente pela elegância e pela diplomacia esperadas de um Chefe de Estado.

Esta crônica foi originalmente publicada em O Boletim, em 16/9/2022. 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *