A Terra é plana

A pizza chegada pelo delivery, posta à minha frente, me trouxe uma lembrança de tirar o apetite. Um bando de camaradas que recebesse a mesma encomenda se alegraria por ter à mesa um alimento com o formato da Terra! Sim, os terraplanistas acham que redonda é bola de futebol. A Terra é plana como… uma pizza.

Ora, para minha surpresa, fiquei sabendo que entre os ativos seguidores do… conceito, muitos estão aqui mesmo, no Brasil. Não só isso. Realizaram um encontro nacional, em São Paulo, por estes dias.

Gostaria de vê-los viajando para um encontro em outro continente. Se estivesse entre eles, eu não arriscaria ir por via marítima. De repente chega na borda do planeta, e todo mundo despenca com navio e tudo para o espaço.  A mesma situação dos sujeitos que caminham por uma trilha na mata e, quando menos esperam, o chão desaparece. É o fim da picada!

Dena Brandão, minha cunhada, sempre atenta, traz uma questão: diante do que dizem os terraplanistas, como fica Atlas, o titã da mitologia grega, condenado a sustentar o globo terrestre nos ombros por toda vida? Ia ter o que sobre o cangote? Um volume redondo e chato… uma pizza?

O site da revista Época, que “infiltrou” um repórter na convenção, descreve o mundo terraplano: o planeta tem o formato de uma pizza, cuja borda é a Antártida e o centro, o pólo norte. O Sol e a Lua seriam dois “luminares de mesmo tamanho” que percorrem a linha do Equador alternadamente, produzindo o dia e a noite, e as estrelas estariam fixas numa espécie de domo sobre a superfície terrestre.

Ficaria bonito num musical da Broadway.

Novembro de 2019

 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *