Se beber, não pule fogueira

A internet me trouxe um guia de festa junina nutricionalmente correta.  Diz ali:

“São tantos quitutes típicos nas festas juninas que fica difícil manter uma dieta saudável diante das deliciosas opções. O segredo é saber fazer as escolhas certas como, por exemplo, escolher a versão light de uma receita.”

Minha sugestão. Se você estiver preocupado com uma dieta saudável (ou equilibrada, como está em outro trecho), não vá a festa junina. Vamos dizer que seja no sítio de um conhecido. Você manda antes a receita, ou chega e pergunta se tem alguma versão light? Para o caso de não ter, leve um sanduíche (light) de casa.

Se a festa for no seu sítio, avise os convidados sobre a natureza dos quitutes. Os descontentes talvez cheguem com churrasqueira, carne e carvão.

O guia apresenta receitas menos calóricas e mais nutritivas. Milho é bom, porque fornece energia. Bolo de milho não contém muitas calorias, desde que seja feito com sucralose ou um pouco de açúcar. Também não é pecado a broa de milho light.

E os docinhos? Coma por último, para não repetir.  E o quentão? Pinga tem muita caloria. Mas a vantagem é o gengibre, anti-inflamatório, cicatrizante e bom para a digestão.  Melhor beber só o gengibre?  Nem tanto, mas não se deve passar de duas doses de quentão. E para cada dose, beba-se um ou dois copos de água.

Então você está na festa, sortearam uma prenda, você ganhou, é chamado para receber, todo mundo aplaude, grande alarido. E você: “Um momento, meus amigos. Acabei o quentão e tenho que tomar dois copos de água”.

O guia não fala de quem toma só a cachaça. Neste caso, vai uma recomendação deste não especialista em nada. Não pule a fogueira, que tocha humana é só na TV.

Junho de 2013

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *