Abrindo mão dos Pensadores

Estou abrindo mão de 30 volumes da coleção Os Pensadores, aquele maravilhoso trabalho da Abril Cultural, lançado originalmente nos anos 70.

A coleção – é necessário dizer – não esta completa. Anos atrás, por problemas de espaço em casa, me desfiz de alguns exemplares; 15, para ser exato.

São 22 volumes da primeira e primorosa edição, iniciada em 1973, em capa dura (eram originalmente 37), e 8 volumes da segunda edição, feita em 1978.

Entre os autores estão Sócrates, Comte, Voltaire, Piaget, Jefferson, Payne, Tocqueville, Adam Smith, Marx, Rousseau, Hegel, Skinner, Galileu, Kant, Chomsky.

A seleção dos textos foi feita por professores de gabarito da USP. Alguns volumes trazem as assinaturas de intelectuais do porte de Francisco C. Weffort e Marilena de Souza Chauí Berlinck.

Todos os livros estão em perfeito estado de conservação.

Peço perdão por estar usando este site para divulgação de matéria de meu interesse pessoal.

Mas, diacho, o site é meu mesmo – por que não um pequeno comercial?

Julho de 2012

Este anúncio se complementa com Guardar ou não guardar, eis a questão.

 

5 Comentários para “Abrindo mão dos Pensadores”

  1. Sérgio, atendendo ao seu comercial,me canditato a receber por doação os volumes dos Pensadores. Tenho biblioteca privada e que pretendo tornar pública, doando, trocando e emprestando títulos, sem a burocracia das antigas bibliotecas. Aguardo sua resposta. Se tiver outros títulos eu quero.

  2. Graaaande Miltinho!
    Fica devidamente registrado seu interesse em receber por doação os volumes dos Pensadores. Você é o primeiro na lista de espera, vamos dizer assim. E explico por que a lista de espera, e por que não batemos o martelo já. Dois motivos. Primeiro, uma questão de logística: como a gente vai fazer para transportar a trolha de São Paulo para Curitiba? Pode demorar muito até encontrarmos um jeito. Segundo: como sou o que você poderia chamar de um porco capitalista, um pequeno burguês apegado aos bens materiais, pretendo primeiro fazer uma tentativa de trocar a coleção por alguns livros que me interessem mais. Um bom e velho escambo. Se não conseguir, aí então vou para a lista de espera.

    E agora passo ao segundo ponto, a questão da compilação das Mas Notícias do País de Dilma.
    Na minha cabeça, a coisa funciona assim: todos têm o direito de tudo, ou quase tudo. O lulo-petismo tem o direito de fazer as merdas todas que vem fazendo nos últimos lamentáveis nove anos e meio. Tem até o direito de roubar, pura e simplesmente, seja em nome do Partido, da Causa, da Revolução, seja simplesmente para encher os bolsos e as cuecas – e a Justiça tem o direito de julgar os criminosos.
    Eu, de meu lado, tenho todo o direito de continuar dando meus murros semanais contra a incompetência do governo. Mesmo que eles sejam murros em ponta de faca. Tenho todo o direito de pertencer à ínfima minoria da população que enxerga os podres e que considera o governo péssimo.
    Você, por seu lado, tem todo o direito de reclamar a cada semana das minhas compilações.
    Acho esquisito você, como ex-petista, ser tão ardoroso defensor do lulo-petismo, mas tudo bem.
    Todos nós temos os nossos direitos.
    Isso posto, estamos combinados: vou continuar compilando as notícias e as análises contrárias a tudo isso que está aí.
    Alguém tem que ser contra tudo isso que está aí, como vocês foram durante os oito anos do governo Fernando Henrique, antes de mudarem de idéia e passarem a, na prática, fazer exatamente tudo aquilo que condenavam.
    É até uma obrigação moral ser contra tudo isso que está aí. Você não achava isso antes de 2003?
    Um abraço apertado, fraterno, deste seu admirador.
    Sérgio

  3. Olá Sérgio,
    Sou um aposentado do Corpo de Bombeiros e depois de velho resolvi realizar um sonho da minha vida e voltei a estudar. Estou cursando Filosofia, por esta razão decidi candidatar a doação de sua preciosa coleção. Sergio as obras muito me ajudarão nos estudos, contudo, se não for possível, fique com meus sinceros elogios por seu desprendimento.
    Um abraço e fique em paz!

  4. Estou precisando comprar, receber em doação ou emprestar os livros abaixo para meu filho que precisa ler URGENTE para fazer a prova de 2a fase de direito da UFPR.
    > Ética a Nicômaco, Livro I, de Aristóteles. Gama Kury, M (trad.). Nova Cultural, São Paulo, 1996. (Coleção Os Pensadores).

    > Meditação Metafísicas, Meditação Primeira e Meditação Segunda, de René Descartes. R. Guinsburg, J. e Prado Jr., (trad.). Nova Cultural, São Paulo, 1988. (Coleção Os Pensadores).

    > Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral, de Friedrich Nietzsche. In: NIETZSCHE. Obras Incompletas. Torres Filho, R. (Trad.). Nova Cultural, São Paulo, 1991. (Coleção Os Pensadores)

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *