Brasileiro campeão do mundo tem toda hora

Estão de parabéns os portais dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, por demonstrarem imensa sensibilidade no tratamento dado à notícia de que a brasileira Rayssa Leal havia acabado de conquistar o título mundial de skate de rua, em competição nos Emirados Árabes Unidos.

Os dois jornais deram a notícia com pequeninas fotos e titulinhos igualmente diminutos, deixando o maior destaque para fatos muito mais importantes e significativos, como, por exemplo, que Lexa afirmou: “Guimê está no BBB, e estou na maior seca”. Ou a receita de costelinha com barbecue, simples e saborosa, do chef Melchior Neto.

Jornalismo, afinal, é priorizar o que é mais importante. Editar é ter o dom de hierarquizar. Ora, o que é mais importante: que uma brasileirinha tenha acabado de se tornar campeã do mundo, ou a receita de costelinha com barbecue do chef Melchior Neto? Um título para o esporte brasileiro ou a afirmação de Lexa de que ela está na maior seca porque Guimê está no BBB?

(Essa manchete do Globo, aliás, é mais que notícia. É um poema! O leitor reparou na rica rima, Guimê e BBB?)

Diz uma antiquíssima lei do jornalismo que quando um cão morde um homem, isso não é noticia. Agora, se um homem morder um cão, aí sim, é notícia. Porque é da ordem natural das coisas que cães mordam homens – e, ao contrário, é raríssimo acontecer de homem morder cão.

Ora, a cada dia algum desportista brasileiro se sagra campeão do mundo em alguma coisa. As vezes até duas vezes no mesmo dia. Isso não é notícia importante. Se acontece todo dia, toda hora, é rotina, não é notícia importante.

Portanto, aqui vão meus efusivos parabéns ao Globo e ao Estado.

E meus pêsames para a Folha de S. Paulo, que cometeu o despautério de manchetar com coisa de somenos importância.

5/2/2023, 13h07

P.S.: Os editores do portal do Globo se coçaram: às 17h, a notícia da Rayssa campeã do mundo ocupava o alto da home page, à direita, no lugar antes reservado a Lexa e Guimê do BBB. Nesse mesmo horário, no Estadão, a notícia da Rayssa tinha caído para mais embaixo na home page. Eta ferro…

P.S. 2: Felizmente, tanto O Globo quanto O Estado deram, em suas edições de segunda-feira, 6/2, o devido destaque à conquista da fadinha Rayssa. Maravilha!

Um comentário para “Brasileiro campeão do mundo tem toda hora”

  1. Bem observado, Sérgio Vaz. Fãs do esporte brasileiro agradecem.nl dar valor a que tem valor.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *