Só Tem Tantã!

Lá nos idos de 1996 Chico Anysio criou um personagem completamente lelé da cuca. Às vezes dividia a cena com o ator Francisco Milani e os dois sempre terminavam o quadro repetido a frase “só tem tantã, só tem tantã, só tem tantã”. Em outras vezes aparecia sozinho, como no episódio onde foi pra igreja se confessar. Disse ao confessor que Deus tinha ligado pra ele de um orelhão anunciando que ele era o novo Messias.

O padre respondeu que mentir era pecado, então ele disse: concordo! Quando ele ligar de novo vou dizer que ele tem de pagar uma penitência. Ele mentiu quando disse que eu era o novo Messias. O sacerdote meio que aliviado disse: então você sabe que não é o novo Messias? E, como resposta, ouviu: Messias eu sou. Só não sou novo!

Revendo essa cena me lembrei imediatamente do nosso “Messias”, o que veio à Terra Brasilis, acrescentou um Jair ao seu nome e engrupiu seu povo dizendo que ele era o salvador da pátria. Passou por aqui deixando um fétido rastro marrom e agora chora como um bebezinho diante da iminência de ser preso pela quantidade de maus feitos praticados durante sua passagem. Ele é tão tantã que acredita mesmo que sua prisão, após denúncias da PGR, vai ser um problema: “Vai haver uma comoção nacional”, declarou nesta última terça-feira.

Será que Deus andou ligando pra ele do orelhão para que esteja tão convencido assim de que sua prisão vai causar um estrago no país?

Outro tantã que anda expondo sua insanidade a céu aberto é o presidente cor de laranja, que tá achando que pode iludir o povo com o vídeo produzido por IA onde mostra seu sonho de transformar Gaza num paraíso livre de palestinos, com direito a banho de piscina com o líder israelense, mulheres chacoalhando suas barrigas numa frenética dança do ventre, prédios luxuosos dando lugar aos escombros de agora, Elon Musk jogando dinheiro para o alto e uma enorme estátua dourada de si próprio representando a soberania desse tantã que anda à solta, cometendo suas loucuras sem nenhuma punição, e pior, sem nenhum tratamento psiquiátrico, o que pode causar um grande dano à humanidade, já que esse é outro que deve falar com Deus pelo orelhão.

Mas não vamos achar que a loucura rola solta só a nível de presidente e de ex-presidente. Aqui um demente que se elegeu senador da República (olha o nível dos nossos representantes no Legislativo) surtou em vídeo está semana, pedindo  que os Estados Unidos invadam o Brasil. Sim, isso mesmo! Esse cara, o tal Marcos do Val, é tão tantã que apela para que os Estados Unidos invadam o Brasil para “salvar a nossa democracia”. E, dando vazão à sua total insanidade, termina a gravação aos berros com um : “Puta que o pariu Brasil! O que mais falta pra vocês entenderem que tomamos um golpe?”

Só pra não passar em branco, o Dudu Bananinha resolveu dar mais um pulinho nos Estados Unidos, na semana que passou, pra falar para os tantãs internacionais que o Brasil é uma ditadura. É certo que uma pessoa normal não tomaria uma atitude dessas, mas aqui fica a dúvida se isso é só uma questão de insanidade ou de uma grande filhadaputice, já que saiu daqui torrando nosso dinheiro pra ir contar uma mentira fácil de ser desmentida.

É, parece que Chico Anysio fez escola aqui na terra.

E pra definir melhor o que estamos vendo por aí, tem um ditado popular que se encaixa direitinho: “Se cobrir com lona é circo. Se fechar com paredes é hospício”!

Esta crônica foi originalmente publicada em O Boletim, em 28/2/2025. 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *