Medalhas olímpicas, PIB e IDH

Sete países do mundo estão no top 20 dos rankings de medalhas olímpicas, Produto Interno Bruto e Índice de Desenvolvimento Urbano: Estados Unidos, Japão, Austrália, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha e Canadá. Nesta ordem segundo o quadro de medalhas de Paris 2024.

O Brasil, oitavo maior PIB do mundo, ficou em vigésimo no quadro de medalhas, com um total de 20. Uma a menos que em Tóquio, é verdade, mas uma colocação geral muitíssimo, mas muitíssimo, muitíssimo melhor que o país ocupa no ranking do IDH, a humilhante 89ª posição entre 193 nações.

As duas maiores potências do mundo, Estados Unidos e China, lideram tanto o ranking olímpico quanto o do PIB – nesta ordem.

Entre os 20 melhores na Olimpíada, há apenas três países que não figuram entre os de maior PIB e/ou IDH – Hungria, Uzbequistão e Quênia.

O país mais populoso e quinto maior PIB mundial, a Índia – 1,428 bilhão de pessoas – ficou em 72º lugar no quadro de medalhas, com 0 ouro, uma prata e cinco bronzes.

O que isto significa? O que querem dizer todos esses números, todas essas informações?

Não faço a menor idéia. Coisa para os experts, analistas, entendidos – não pra mim.

Só achei divertido fazer a tabela. Adoro tabelas.

 

Olimpíada 2024 PIB IDH
     
Estados Unidos Estados Unidos Suíça
China China Noruega
Japão Alemanha Islândia
Austrália Japão Hong Kong
França Índia Dinamarca
Países Baixos Reino Unido Suécia
Grã-Bretanha França Alemanha
Coréia do Sul Brasil Irlanda
Itália Itália Cingapura
10º Alemanha Canadá Austrália
11º Nova Zelândia Rússia Países Baixos
12º Canadá México Canadá
13º Uzbequistão Austrália Nova Zelândia
14º Hungria Coréia do Sul Finlândia
15º Espanha Espanha Áustria
16º Suécia Indonésia Luxemburgo
17º Quênia Arábia Saudita Japão
18º Noruega Países Baixos Reino Unido
19º Irlanda Turquia Estados Unidos
20º Brasil Taiwan Bélgica

 

Os rankings dos países segundo o Produto Interno Bruto e o Índice de Desenvolvimento Humano são os mais recentes divulgados pela ONU.

É preciso registrar que há uma diferença entre a forma com que o povo daquelas ilhas a Oeste do continente europeu aparece na Olimpíada, de um lado, e nos rankings de PIB e IDH. Para o Comitê Olímpico Internacional, é Grã-Bretanha – a maior daquelas ilhas –, enquanto para as Nações Unidas vale o conceito de Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Bem, para a Fifa cada um desses tem sua própria Seleção. Os bretões – como diria o Astérix – são um povo meio complicado.

Registre-se também que a denominação correta não é Holanda, e sim Países Baixos, que foi como preferi usar. (Sérgio Vaz)

Um P.S.: Pensei em dizer que, ao final destes maravilhosos dias olímpicos, venceu o Grande Satã, o Império do Mal, segundo a concepção infanto-juvenil do esquerdismo, deixando em segundo lugar a gloriosa nação aliada do lulo-petismo nos Brics e na ideologia anti-EUA. Mas aí lembrei daquela máxima de sempre: não é bom misturar esporte e política…

11/8/2024

Um comentário para “Medalhas olímpicas, PIB e IDH”

  1. Muito bacana Sérgio! Só mesmo essa cabecinha careca poderia pensar numa abordagem tão simples e interessante!
    Tens razão: Nunca misturar!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *