A concorrida Bolsa-Papagaio

Desconfiei no lançamento do best-seller A Privataria Tucana. Em todas as redes sociais a pergunta: Já leu o livro do ano? Não vai dar sua opinião? A editora não tem mãos a medir!

Os papagaios não falavam em outra coisa! A zoeira de suas vozes era terrível!

Mas, de repente, a Cachoeira inundou o Planalto, dali desceu aos borbotões, atravessou o Atlântico et voilà!, J’aime Paris au mois de mai… Perdão, querido Montand, dei uma de Zé Carioca.

Agitam-se as aves: Merval odeia CPIs. Merval defende Perillo. Merval acusa Perillo. Noblat blinda Perillo. Noblat acusa Perillo. Noblat detesta CPIs. Noblat blinda Agnello. Noblat acusa Agnello. Merval blinda Perillo que acusa Agnello… Não, não, não, não é nada disso! São muitos os papagaios e suas papagaiadas me deixam tonta!

Ligo o canal Jazz Instrumental. Pronto. Volta a calma. Sou candidata à Bolsa-Papagaio, não posso me perder. Vamos lá. Agora o cantochão é outro:

FHC recebeu um prêmio da Biblioteca do Congresso Americano. Não é um honoris qualquer, é um prêmio dado, segundo o site da Biblioteca e o artigo do Merval no Blog do Noblat (com licença do Eça, sempre esse Blog fatal!) a “em termos puramente acadêmicos, o mais destacado cientista político do fim do século XX na América Latina”.

Papagaio faz o quê? Lê e não acredita. Como pode FHC receber esse prêmio se nunca, jamais, em tempo algum um americano sequer leu uma linha escrita por esse homem? Só pode ser lobby junto à Biblioteca!

E não é que Thomas Jefferson entra na história? E entrou para apanhar! É dado como fazendeiro inculto e ignorante! Por quem? Ora, num livro, em 1822, por um ilustre brasileiro que nunca foi a Monticello! Queria saudar nosso José Bonifacio com cores merecidas, e para isso achou necessário detonar o americano.

Penso em iniciar minha vida de papagaio-bolsista repetindo ad nauseam: Th. Jefferson é o principal redator de um dos mais belos documentos políticos jamais escritos. Se foi sempre seguido ou não, é outro papo – mas que emociona quem lê por ser magistralmente bem pensado e bem escrito… não acredito que quem o leia, discorde.

Precisamos de mais ração. E mais frutas. Assuntos não faltarão e são muitos os papagaios: a CPI Viúva Porcina, a Comissão da Verdade, O Julgamento de Mensalãoberg, etc. etc. E tem mais:

Em recente seminário sobre a Mídia e a Democracia Latino-Americana, FHC disse o seguinte: Temos hoje uma arquitetura democrática, mas não temos a alma. É uma ideia que ainda está sendo construída. É preciso apoiar mecanismos de regulação que permitam a diversidade.

Pronto. A Família Papagaio já concluiu: FHC é a favor da regulação e do controle da mídia.

Será? Mas essa briga eu não compro. Quem mandou tirar retrato ao lado do Collor?

Este artigo foi originalmente publicado no Blog do Noblat, em 18/5/2012.

Maria Helena, claro, não precisa de apresentação. Precisa só que tiremos o chapéu para ela.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *