Um confinado na cozinha

Anotações de um confinado.

Entre uma garfada e outra, no almoço, preocupei-me com certo tipo de pessoa. O idoso que, além de carregar esse epíteto, perdeu a empregada na quarentena. A senhora que arrumava a casa e preparava as refeições.

Salvou-o o delivery. Mas todo dia? Ocorreu-me, então, a idéia salvadora. Por que não cozinha ele próprio pelo menos uma das refeições, já que tem muito tempo e certamente pouco lazer?  A culinária é a curtição da moda, como se vê na tevê.

Ora, direis. Como ele vai cozinhar, se não sabe fritar um ovo? (Pecha padrão para tais situações). No problem. Preparei um guia de pratos simples para principiantes. Para a primeira experiência:  peça pelo delivery um bife de contra-filé, três batatas, e meia dúzia de ovos. Uma bolachinha ou outra, se quiser um miojo lamem.

Antes de ir para o fogão, anote e grude na porta da geladeira o número 193. É o do Corpo de Bombeiros. Prudência e caldo de galinha nunca é demais. Então comece. Disponha na pia, perto do fogão, os seis ovos.  Descasque as batatas e corte-as no jeito para serem fritas. Reserve.

Pegue a frigideira, ponha um pouco de óleo. Salpique com sal o bife e as batatas – quanto, o bom Senhor inspire. Pronto! Agora frite as batatas, depois o bife. Então comece com os ovos. Abra dois deles para fritar. Se quebrarem e ficarem imprestáveis, insista. Você tem ainda quatro chances.

Se conseguir fritar dois ovos, coloque em cima do bife e terá uma refeição de contra-filé a cavalo com fritas. Se falhar, sempre será um filé com fritas.

Agora, se o bife queimar, a batata torrar e os ovos não derem certo mesmo, desista. Entre com o plano B. Ponha água em uma panela e espere ferver. Então, despeje o pozinho de miojo lamem. Três minutos e está pronto. Caldo de galinha realmente nunca é demais.

Abril de 2020

Leia também:

Anotações de um confinado (4)

O amor nos tempos do coronavírus (3)

 

 

3 Comentários para “Um confinado na cozinha”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *