A Casa da Mãe Joana

Sempre ouvi falar na Casa da Mãe Joana, mas foi só agora, durante esta tenebrosa pandemia, que fiquei sabendo seu endereço. Pois não é que ela fica no Brasil? Ou, para explicar melhor, não é que a Casa da Mãe Joana é o Brasil?

Aqui só há Ordem e Progresso na nossa bandeira, coitadinha, tão feinha. É uma frase pomposa mas que não combina em nada com a nossa vida. Por exemplo: aqui no Estado do Rio, o governador do Estado e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro têm opiniões divergentes sobre o reinício das aulas. Um acha que já estamos preparados para reabrir as escolas, outro acha que é melhor esperar um pouco mais. E os alunos, o que acham? Esses, coitados, não acham nada pois nada lhes foi perguntado.

Outra coisa inacreditavelmente espantosa: o Ministério da Saúde teve liberada uma verba de R$38,9 bilhões como emergencial para combater a Covid-19. Mas apesar do obsceno número de contaminados e mortos o governo só liberou 28% dessa verba. Por quê? Ninguém sabe ao certo; tanto pode ser por conta de uma administração desastrosa como por implicância do governo federal com um ou outro governo estadual.

A Mãe Joana resolveu que os laboratórios do Exército Federal fabricassem quantidades exorbitantes do remédio preferido do Bolsonaro&Filhos, a tal da hidroxicloroquina. Ninguém sabe ao certo os motivos. Ou bem o Brasil é o país da malária de norte a sul, ou bem Bolsonaro&Filhos desprezam tanto a ciência que querem que o povo tome o tal remédio apesar de todos os institutos científicos do mundo dizerem que esse é um remédio ineficaz para a Covid-19 e perigoso para a saúde de um modo geral.

O marketing da cloroquina é fantástico. A foto do Bolsonaro&Filhos à beira de um laguinho erguendo a caixa do remédio como se fosse um Oscar, é a verdadeira imagem da Mãe Joana! É ou não é?

A zorra aqui é tão intensa que o paciente testado três vezes com essa gripezinha marota passeia mais de uma vez por dia ao sol, desobedecendo o mais antigo e eficiente conselho em relação a gripes: Vitamina C e Cama!

A Mãe Joana envelheceu muito mal, coitada. Essa é a triste verdade.

Este artigo foi originalmente publicado no Blog do Noblat, na Veja, em 24/7/2020. 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *