Assim na padaria como no céu

O peito de peru na chapa ganhou os ares! Ainda deve haver padarias de bairro em que o freguês, com dinheiro curto, achega-se ao balcão e pede o sanduíche. O balconista repete a ordem ao chapeiro, vibrante: “Sai um peito de peru na chapa”.

Semana passada, um animado grupo de senhoras guarulhenses (entre elas H. Sanches), viajou para quatro dias no litoral da Bahia. A empresa aérea chamava-se OceanAir, hoje Avianca.

O vôo de volta, Salvador-São Paulo, decorre sem problemas. No somenos, vem a voz do comandante pelos alto-falantes. Será servido um lanche. A comissária cumpre o prometido. As “meninas”, como as chamamos, pegam, examinam, e se surpreendem. Pão com mortadela quente.

Sim, a réplica da mortadela na chapa pedida nas padarias. Por gozação, chamada de peito de peru. O prato bem feito, com acompanhamento, sobremesa e cafezinho, perdeu-se na memória dos vôos de outros tempos.

Se continuar assim, sugiro outro hit de padaria, o pão com manteiga na chapa. Acompanhado do pingado, sem dúvida. Gente simples não sabe, mas está comendo como turista.

Novembro de 2014

2 Comentários para “Assim na padaria como no céu”

  1. Pão com mortadela é bem melhor do que o lanchinho da Tam, composto de duas bolachas de água e sal, um polenguinho e um bolinho. Todo vôo Brasília-Maceió é a mesma coisa. Já sou tão veterano nesse cardápio que aprendi a fazer um sanduiche do polenguinho com as duas bolachas. Mas a grande atração dessa iguaria é mesmo evitar aquela sensação de prejuízo, ao recusar algo embutido no preço da passagem. Como reclamando, mas como.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *