Uma tabela com as sinopses dos livros de Grisham

John Grisham escreve tantos livros, e a maioria deles tem títulos curtinhos, formados apenas por um artigo e um substantivo – A Firma, O Cliente, O Jùri, A Confissão, O Testamento, O Sócio, A Confraria –, que é fácil fazer confusão entre um e outro.

Por isso, pensei em fazer uma tabela simples, básica, com a relação dos títulos, mais uma curta sinopse, mais informações fundamentais sobre os filmes baseados neles, para servir de complemento ao texto que resolvi escrever sobre o autor. Minha filha Fernanda, leitora voraz dos livros dele, adorou a idéia, achou que a tabela seria útil para ela.

Na verdade, talvez esta tabela acabe sendo mais útil para leitores de Grisham que eventualmente venham parar aqui do que o próprio texto.

Pode haver aí alguns erros. Se eventuais leitores os apontarem, prometo fazer as devidas correções. 

Ano / Título Sinopse / Filme
1989 – A Time to Kill / Tempo de Matar Jovem advogado (Jake Tyler Brigance) defende um negro (Carl Lee Hailey) acusado de matar dois homens que estupraram sua filha de dez anos de idade. A Ku-Klux-Klan passa a ameaçar o advogado.O filme: mesmo título, de Joel Schumacher, 1996, com Matthew McConaughy, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson.
1991 – The Firm / A Firma Jovem advogado (Mitch McDeere) é contratado com salário altíssimo por uma empresa – e descobre que ela tem segredos sinistros.O filme: mesmo título, de Sydney Pollack, 1993, com Tom Cruise, Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman.
1992 – The Pelican Brief / O Dossiê Pelicano Dois juízes da Suprema Corte são assassinados. Uma jovem estudante de Direito (Darbie Shawn) descobre uma conspiração que levou aos assassinatos, e passa a ser perseguida.O filme: mesmo título, de Alan J. Pakula, 1993, com Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard.
1993 – The Client / O Cliente Garoto (Mark Sway) testemunha um crime ligado à Máfia, e passa a ser perseguido por mafiosos e pelo FBI. Procura uma advogada (Reggie Love), uma ex-alcoólatra, e conta para ela o que viu.O filme: mesmo título, de Joel Schumacher, 1994, com Susan Sarandon, Tommy Lee Jones, Mary Louise Parker, Brad Renfro. Adaptado também para série de TV.
1994 – The Chamber / A Câmara de Gás Jovem advogado recém-formado (Adam Hall) tenta obter indulto para o avô que está no corredor da morte, condenado por crime causado por racismo.O filme: O Segredo/The Chamber, de James Foley, 1996, com Chris O’Donnell, Gene Hackman, Faye Dunaway.
1995 – The Rainmaker / O Homem Que Fazia Chover Jovem estagiário, cursando último ano de Direito (Rudy Baylor), defende família pobre cujo filho tem leucemia e seguradora se recusa a pagar pelo tratamento. O caso acaba virando imensa bola de neve.O filme: mesmo título, de Francis Ford Coppola, 1997, com Matt Damon, Danny DeVito, Claire Danes.
1996 – The Runaway Jury / O Jùri Está sendo julgado um caso de uma família que perdeu uma pessoa, fumante – morta de câncer – e exige indenização. Eventual derrota da indústria de tabaco poderia abrir um precedente que daria prejuízos bilionários. Um jovem consegue ser escolhido para fazer parte do júri, e fará de tudo para que a defesa ganhe a causa.O filme: mesmo título, de Gary Fleder, 2003, com John Cusak, Rachel Weisz, Gene Hackman, Dustin Hoffman.
1997 – The Partner / O Sócio Jovem sócio de uma grande firma de advocacia no Mississipi (Patrick Lanigan) rouba US$ 90 milhões de sua própria empresa e desaparece – para ser encontrado anos mais tarde, no Brasil. 
1998 – The Street Lawyer / O Advogado Jovem advogado de uma grande firma de Washington (Michael Brock), ambicioso, carreirista, de repente muda completamente sua escala de valores e passa a trabalhar em defesa de moradores de rua.Filmado para a TV.
1999 – The Testament / O Testamento Milionário da Virgínia à beira da morte (Troy Phelan) reescreve seu testamento e deixa tudo para uma mulher misteriosa (Rachel Lane), que vive como missionária no interior do Brasil. 
2000 – The Brethren / A Confraria Três ex-juízes apanhados em crimes cumprem sentença numa prisão federal da Flórida e descobrem uma maneira de ficar riquíssimos. 
2001 – A Painted House / A Casa Pintada John Grisham evoca a sua infância nas plantações de algodão do Arkansas. O protagonista e um menino de sete anos que conta em detalhes os percalços da difícil safra de 1952, o convívio com os mexicanos e as manias e preconceitos numa típica cidade do interior. (Sinopse da Livraria Cultura.) Filmado para a TV. 
2002 – The Summons / A Intimação Professor de Direito (Ray Atlee) recebe intimação do pai, um ex-juiz rígido, severo, gravemente doente, para comparecer, junto com seu irmão, à casa da família, para decidir sobre a herança. Descobrirá algo absolutamente surpreendente.
2001 – Skipping Christmas / Esquecer o Natal Nada a ver com o mundo jurídico: um conto de Natal às avessas, em que absolutamente nada dá certo para um casal de classe média.O filme: Um Natal Muito, Muito Louco/Christmas with the Kranks, de Joe Roth, 2004, com Tim Allen, Jamie Lee Curtis.
2003 – Bleachers Nada a ver com o mundo jurídico – sobre futebol americano. Quinze anos depois de ser o principal jogador do Messina Spartans, Neely Crenshaw volta à sua cidade natal.  
2003 – The King of Torts / O Rei das Fraudes Jovem funcionário da Defensoria Pública (Clay Carter) leva vida dura em trabalho mal pago, até que um sujeito misterioso, a serviço de uma gigante da indústria farmacêutica, lhe oferece a oportunidade de ganhar milhões.
2004 – The Last Juror / O Último Jurado Em uma área de mata densa e coberta por pântanos, charcos e brejos instalou-se, no Mississipi, a família Padgitt, notória por variados ilícitos. Nunca qualquer de seus membros fora acusado de crime algum. Até que Danny Padgitt, o filho caçula, é preso pelo estupro e assassinato da jovem e atraente viúva Rhoda Kassellaw. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2005 – The Broker / O Corretor Importante lobista (Joel Backman), que ganhava fortunas e conhecia os meandros do poder de Washington, passa seis anos preso – e se sente em segurança. Mas o diretor da CIA convence o presidente a conceder-lhe um indulto.
2006 – The Innocent Man / O Inocente Não-ficção, relato de fatos reais: a reconstituição de dois crimes ocorridos em Ada, pequena cidade de Oklahoma, no início dos 80, e de como foi julgado e condenado à morte um homem inocente.
2007 – Playing for Pizza  / Jogando por Pizza Outro dos que não têm nada a ver com o mundo jurídico. Rick Dockery era um perdedor nato. Terceiro reserva do time de futebol americano Cleveland Browns, ele errou três vezes nos últimos 11 minutos da partida contra o Denver Broncos e tirou de sua equipe a chance de participar do Super Bowl. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2008 – The Appeal / O Recurso Num tribunal do Mississippi, o júri volta atrás do veredicto contra uma companhia acusada de despejar resíduos tóxicos no reservatório de água de uma cidadezinha, causando o maior boom de câncer da história – a empresa tinha apelado à Suprema Corte, composta por nove juízes. Para a empresa, a questão é: algum deles poderia ser substituído? (Sinopse da Livraria Cultura.)
2009 – The Associate / O Negociador Jovem advogado brilhante, formado em Yale (Kyle McAvoy), é chantageado – por causa de um episódio em que se envolveu quando rapaz – a aceitar um emprego que ele não quer, numa empresa em que terá que mentir, roubar e participar de esquemas que podem mandá-lo para a prisão.
2010 – Theodore Boone: Kid Lawyer / Theodore Boone – Aprendiz de Advogado Theodore Boone tem 13 anos, vive com os pais e sonha em se tornar um grande advogado quando crescer. Mas quando se vê envolvido no centro de um terrível assassinato, ele descobre que o tribunal está mais perto do que imaginava. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2010 – The Confession Em uma pequena cidade do Texas, Travis Boyette sequestra, estupra e estrangula uma garota. Outro homem é preso e condenado pelo crime.
2010 – Ford County / Caminhos da Lei Primeiro livro de contos do autor. Sete histórias sobre tribunais e julgamentos. John Grisham retorna ao interior do Mississippi para mostrar o confronto entre o conservadorismo da vida mediana e sentimentos como a ambição, o ciúme e o tédio. (Sinopse da Livraria Cultura.)  

  Obras direto para o cinema

Há um filme baseado em história de John Grisham que não virou livro. É The Gingerbread Man, no Brasil A Armação. Grisham escreveu a história pouco antes do extraodinário sucesso de A Firma e do filme baseado nele, de 1993. O roteiro foi assinado por Clyde Hayes. O diretor foi o grande Roberrt Altman, com um belo elenco – Kenneth Branagh, Embeth Davidtz, Robert Downey Jr, Daryl Hannah, Tom Berenger, Robert Duvall. Houve uma grande demora entre o final das filmagens e o lançamento: os produtores – a PolyGram – brigaram com o diretor, chegaram a remontar o fime, até que finalmente desistiram e ficou valendo a versão do próprio Alman, lançada finalmente em 1998.

Em 2004, Grisham escreveu o roteiro de Mickey, um filme sobre beisebol, outra de suas paixões, estrelado por Harry Connick Jr. Foi também um dos produtores do filme. Na verdade, o livro mistura beisebol com o universo da lei: um advogado procurado por dívidas para o Imposto de Renda assume uma nova identidade e inscreve seu filho – já passado da idade certa para o esporte – para mais uma temporada numa liga juvenil.

Janeiro e fevereiro de 2011

Um comentário para “Uma tabela com as sinopses dos livros de Grisham”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *