Uma tabela com as sinopses dos livros de Grisham

John Grisham escreve tantos livros, e a maioria deles tem títulos curtinhos, formados apenas por um artigo e um substantivo – A Firma, O Cliente, O Jùri, A Confissão, O Testamento, O Sócio, A Confraria –, que é fácil fazer confusão entre um e outro.

Por isso, pensei em fazer uma tabela simples, básica, com a relação dos títulos, mais uma curta sinopse, mais informações fundamentais sobre os filmes baseados neles, para servir de complemento ao texto que resolvi escrever sobre o autor. Minha filha Fernanda, leitora voraz dos livros dele, adorou a idéia, achou que a tabela seria útil para ela.

Na verdade, talvez esta tabela acabe sendo mais útil para leitores de Grisham que eventualmente venham parar aqui do que o próprio texto.

Pode haver aí alguns erros. Se eventuais leitores os apontarem, prometo fazer as devidas correções. 

Ano / Título Sinopse / Filme
1989 – A Time to Kill / Tempo de Matar Jovem advogado (Jake Tyler Brigance) defende um negro (Carl Lee Hailey) acusado de matar dois homens que estupraram sua filha de dez anos de idade. A Ku-Klux-Klan passa a ameaçar o advogado.O filme: mesmo título, de Joel Schumacher, 1996, com Matthew McConaughy, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson.
1991 – The Firm / A Firma Jovem advogado (Mitch McDeere) é contratado com salário altíssimo por uma empresa – e descobre que ela tem segredos sinistros.O filme: mesmo título, de Sydney Pollack, 1993, com Tom Cruise, Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman.
1992 – The Pelican Brief / O Dossiê Pelicano Dois juízes da Suprema Corte são assassinados. Uma jovem estudante de Direito (Darbie Shawn) descobre uma conspiração que levou aos assassinatos, e passa a ser perseguida.O filme: mesmo título, de Alan J. Pakula, 1993, com Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard.
1993 – The Client / O Cliente Garoto (Mark Sway) testemunha um crime ligado à Máfia, e passa a ser perseguido por mafiosos e pelo FBI. Procura uma advogada (Reggie Love), uma ex-alcoólatra, e conta para ela o que viu.O filme: mesmo título, de Joel Schumacher, 1994, com Susan Sarandon, Tommy Lee Jones, Mary Louise Parker, Brad Renfro. Adaptado também para série de TV.
1994 – The Chamber / A Câmara de Gás Jovem advogado recém-formado (Adam Hall) tenta obter indulto para o avô que está no corredor da morte, condenado por crime causado por racismo.O filme: O Segredo/The Chamber, de James Foley, 1996, com Chris O’Donnell, Gene Hackman, Faye Dunaway.
1995 – The Rainmaker / O Homem Que Fazia Chover Jovem estagiário, cursando último ano de Direito (Rudy Baylor), defende família pobre cujo filho tem leucemia e seguradora se recusa a pagar pelo tratamento. O caso acaba virando imensa bola de neve.O filme: mesmo título, de Francis Ford Coppola, 1997, com Matt Damon, Danny DeVito, Claire Danes.
1996 – The Runaway Jury / O Jùri Está sendo julgado um caso de uma família que perdeu uma pessoa, fumante – morta de câncer – e exige indenização. Eventual derrota da indústria de tabaco poderia abrir um precedente que daria prejuízos bilionários. Um jovem consegue ser escolhido para fazer parte do júri, e fará de tudo para que a defesa ganhe a causa.O filme: mesmo título, de Gary Fleder, 2003, com John Cusak, Rachel Weisz, Gene Hackman, Dustin Hoffman.
1997 – The Partner / O Sócio Jovem sócio de uma grande firma de advocacia no Mississipi (Patrick Lanigan) rouba US$ 90 milhões de sua própria empresa e desaparece – para ser encontrado anos mais tarde, no Brasil. 
1998 – The Street Lawyer / O Advogado Jovem advogado de uma grande firma de Washington (Michael Brock), ambicioso, carreirista, de repente muda completamente sua escala de valores e passa a trabalhar em defesa de moradores de rua.Filmado para a TV.
1999 – The Testament / O Testamento Milionário da Virgínia à beira da morte (Troy Phelan) reescreve seu testamento e deixa tudo para uma mulher misteriosa (Rachel Lane), que vive como missionária no interior do Brasil. 
2000 – The Brethren / A Confraria Três ex-juízes apanhados em crimes cumprem sentença numa prisão federal da Flórida e descobrem uma maneira de ficar riquíssimos. 
2001 – A Painted House / A Casa Pintada John Grisham evoca a sua infância nas plantações de algodão do Arkansas. O protagonista e um menino de sete anos que conta em detalhes os percalços da difícil safra de 1952, o convívio com os mexicanos e as manias e preconceitos numa típica cidade do interior. (Sinopse da Livraria Cultura.) Filmado para a TV. 
2002 – The Summons / A Intimação Professor de Direito (Ray Atlee) recebe intimação do pai, um ex-juiz rígido, severo, gravemente doente, para comparecer, junto com seu irmão, à casa da família, para decidir sobre a herança. Descobrirá algo absolutamente surpreendente.
2001 – Skipping Christmas / Esquecer o Natal Nada a ver com o mundo jurídico: um conto de Natal às avessas, em que absolutamente nada dá certo para um casal de classe média.O filme: Um Natal Muito, Muito Louco/Christmas with the Kranks, de Joe Roth, 2004, com Tim Allen, Jamie Lee Curtis.
2003 – Bleachers Nada a ver com o mundo jurídico – sobre futebol americano. Quinze anos depois de ser o principal jogador do Messina Spartans, Neely Crenshaw volta à sua cidade natal.  
2003 – The King of Torts / O Rei das Fraudes Jovem funcionário da Defensoria Pública (Clay Carter) leva vida dura em trabalho mal pago, até que um sujeito misterioso, a serviço de uma gigante da indústria farmacêutica, lhe oferece a oportunidade de ganhar milhões.
2004 – The Last Juror / O Último Jurado Em uma área de mata densa e coberta por pântanos, charcos e brejos instalou-se, no Mississipi, a família Padgitt, notória por variados ilícitos. Nunca qualquer de seus membros fora acusado de crime algum. Até que Danny Padgitt, o filho caçula, é preso pelo estupro e assassinato da jovem e atraente viúva Rhoda Kassellaw. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2005 – The Broker / O Corretor Importante lobista (Joel Backman), que ganhava fortunas e conhecia os meandros do poder de Washington, passa seis anos preso – e se sente em segurança. Mas o diretor da CIA convence o presidente a conceder-lhe um indulto.
2006 – The Innocent Man / O Inocente Não-ficção, relato de fatos reais: a reconstituição de dois crimes ocorridos em Ada, pequena cidade de Oklahoma, no início dos 80, e de como foi julgado e condenado à morte um homem inocente.
2007 – Playing for Pizza  / Jogando por Pizza Outro dos que não têm nada a ver com o mundo jurídico. Rick Dockery era um perdedor nato. Terceiro reserva do time de futebol americano Cleveland Browns, ele errou três vezes nos últimos 11 minutos da partida contra o Denver Broncos e tirou de sua equipe a chance de participar do Super Bowl. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2008 – The Appeal / O Recurso Num tribunal do Mississippi, o júri volta atrás do veredicto contra uma companhia acusada de despejar resíduos tóxicos no reservatório de água de uma cidadezinha, causando o maior boom de câncer da história – a empresa tinha apelado à Suprema Corte, composta por nove juízes. Para a empresa, a questão é: algum deles poderia ser substituído? (Sinopse da Livraria Cultura.)
2009 – The Associate / O Negociador Jovem advogado brilhante, formado em Yale (Kyle McAvoy), é chantageado – por causa de um episódio em que se envolveu quando rapaz – a aceitar um emprego que ele não quer, numa empresa em que terá que mentir, roubar e participar de esquemas que podem mandá-lo para a prisão.
2010 – Theodore Boone: Kid Lawyer / Theodore Boone – Aprendiz de Advogado Theodore Boone tem 13 anos, vive com os pais e sonha em se tornar um grande advogado quando crescer. Mas quando se vê envolvido no centro de um terrível assassinato, ele descobre que o tribunal está mais perto do que imaginava. (Sinopse da Livraria Cultura.)
2010 – The Confession Em uma pequena cidade do Texas, Travis Boyette sequestra, estupra e estrangula uma garota. Outro homem é preso e condenado pelo crime.
2010 – Ford County / Caminhos da Lei Primeiro livro de contos do autor. Sete histórias sobre tribunais e julgamentos. John Grisham retorna ao interior do Mississippi para mostrar o confronto entre o conservadorismo da vida mediana e sentimentos como a ambição, o ciúme e o tédio. (Sinopse da Livraria Cultura.)  

  Obras direto para o cinema

Há um filme baseado em história de John Grisham que não virou livro. É The Gingerbread Man, no Brasil A Armação. Grisham escreveu a história pouco antes do extraodinário sucesso de A Firma e do filme baseado nele, de 1993. O roteiro foi assinado por Clyde Hayes. O diretor foi o grande Roberrt Altman, com um belo elenco – Kenneth Branagh, Embeth Davidtz, Robert Downey Jr, Daryl Hannah, Tom Berenger, Robert Duvall. Houve uma grande demora entre o final das filmagens e o lançamento: os produtores – a PolyGram – brigaram com o diretor, chegaram a remontar o fime, até que finalmente desistiram e ficou valendo a versão do próprio Alman, lançada finalmente em 1998.

Em 2004, Grisham escreveu o roteiro de Mickey, um filme sobre beisebol, outra de suas paixões, estrelado por Harry Connick Jr. Foi também um dos produtores do filme. Na verdade, o livro mistura beisebol com o universo da lei: um advogado procurado por dívidas para o Imposto de Renda assume uma nova identidade e inscreve seu filho – já passado da idade certa para o esporte – para mais uma temporada numa liga juvenil.

Janeiro e fevereiro de 2011

2 Comentários para “Uma tabela com as sinopses dos livros de Grisham”

  1. Interessante esta tabela e que de facto ajuda na compreensão. Estou como a sua filha, sou também um leitor aficionado de John Grisham, possuo praticamente toda a sua obra, os poucos livros dele que me faltam são precisamente aqueles que ainda não consegui encontrar. Vi hoje um filme baseado numa sua obra que para além de nunca ter visto o filme o título nada me diz, fiz uma busca nas suas obras e este título nunca me aparece, sei que aí no Brasil por vezes dão nomes diferentes, relativamente a Portugal, à mesma obra. No próprio site da Bertrand nada aparece com este nome, o que acho estranho, será que me pode ajudar? Obrigado

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *